ana tinoco

ana helena é o meu verdadeiro nome.
cresci em Ribeirão Preto, no interior de SP. sou a filha do meio, entre duas irmãs, numa família afetuosa. introvertida desde criança, sempre gostei de escrever, fazer roupa pras bonecas, 'cozinhar' as plantas do jardim e ensinar português pra uma sala de alunos imaginários.
minha primeira formação foi em relações internacionais (puc-sp), me especializei em economia (usp) e tive uma carreira realizadora entre SP e Brasília. trabalhei para presidentes e autoridades nacionais e internacionais; organizei e acompanhei missões comerciais e rodadas de negócios na Ásia, Américas, África e Europa; e também ajudei empresas brasileiras na expansão da sua atuação no exterior.
em meados dos anos dois mil passei por uma transição de carreira e aprendi que estar confortável na própria pele é uma fonte inesgotável de coragem e potência. de lá pra cá, me coloco como uma 'tradutora' e ofereço serviços dedicados a transpor singularidades para os elementos da aparência e do branding pessoal - na minha atuação como personal stylist e especialista em marcas pessoais.
estudei com profissionais pioneiras nas áreas de Imagem Pessoal e Profissional, Consultoria de Estilo e Personal Branding. fiz cursos livres e complementares de Jornalismo e Comunicação de Moda, História da Arte, Fotografia, Styling, Produção de Editoriais, Vendas de Alto Ticket e Design de Serviços.
já empreendi, dei aulas no Senac, atendi marcas reconhecidas (de vestuário, automobilística e esportivas), escrevi sobre estilo para portais de maternidade e comportamento, fiz curadoria de conteúdo para empresas, dei palestras e workshops para grupos, tive blog (abastecido quinzenalmente, por mais de quatro anos) e atendi à mais de cem clientes (pessoa física).
hoje conduzo consultorias individuais para empresárias, advogadas, nutricionistas, corretoras, fotógrafas, médicas, fisioterapeutas, psicólogas, atletas, engenheiras, professoras, figuras públicas, yogis ou artistas.
voltei para São Paulo no meio da pandemia e vivo num apartamento antigo com vista pro centro da cidade.
estou me entendendo como mulher preta, filha de um casamento interracial, sou feminista e progressista. gosto de praia, café, carnaval e endorfina. sempre fui boa aluna, sou disciplinada, organizada, curiosa e nunca dou as costas pro amor.